Por que ler os clássicos?

Lorraina Almeida 2 Comments



Olá, pessoal!
Hoje estou aqui para que possamos conversar um pouquinho sobre o porquê ler livros clássicos é tão importante e tão enriquecedor na nossa construção literária ao longo da vida.
Vou listar para vocês 3 motivos que eu acho primordiais e que já são o suficiente para que vocês consigam tirar algum livro da estante.
Vamos lá!

Motivo nº 1:

Absolutamente nada nessa vida é conquistado de maneira fácil e rápida, conquistar o título de cânone literário em qualquer cultura não é para qualquer um, e possuir esse tipo de grandeza no campo da literatura já é motivo o suficiente para dar uma chance e largar os preconceitos de "leitura chata porque é difícil". Eu disse uma vez em um post aqui no blog sobre a necessidade de fazer um pacto de leitura com o autor na hora de abrir um livro, estar disposto é o primeiro passo para que a leitura flua bem. E isso não significa que você tenha que gostar da história do livro, mas saber absorver os motivos pelo qual a sua importância existe já é meio caminho andado para aprender a apreciar determinadas obras.

Motivo nº 2:

Provavelmente o seu escritor favorito foi influenciado por alguma obra clássica e famosa. Ser escritor requer um nível de leitura muito intenso, extenso e diversificado, então com certeza ele busca a inspiração naqueles que já conquistaram o seu espaço no mundo literário. A existência de uma tradição literária anterior à dele é primordial para que hoje, ele saiba inovar, escrever bem e não cair no erro de escrever histórias sempre parecidas.

Motivo nº 3:

Algo que sempre me motiva na hora de escolher uns livros novos para ler é sair da zona de conforto, e ler clássicos é exatamente isso a não ser que você só leia clássicos. Se você está acostumado com livros young adult ou distopias, por que não se permitir buscar outros tipos de histórias? Ter a oportunidade de ler algo completamente diferente daquilo que está acostumado é um privilégio do século XXI, e não estamos aqui para desperdiçar as maravilhas da internet. Principalmente porque a maior parte dos livros clássicos já estão disponíveis em domínio público, então, por que não se permitir?

Acredito desde que me entendo por gente que a leitura é uma das melhores maneiras de conhecer o mundo, claro, nada comparado com a experimentação do mundo, mas ter a oportunidade de ter um livros em mãos na sua sala de estar enquanto lê um romance do século XIX em Moscou, para mim, não tem preço. É a possibilidade de estar em qualquer lugar a qualquer tempo, poder conhecer a cultura, a política e até mesmo os detalhes de uma cidade através da leitura é algo mágico.
Ao longo do tempo muitas dessas características foram se perdendo nos livros, então é um enorme prazer, para mim, saber que elas existem nos clássicos.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, alguém ai é fã de clássicos ou ficou afim de dar uma chance para eles? Conta pra mim aqui nos comentários.
Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Eu ainda não li todos os clássicos que quero ler, mas s
    sempre que tenho a oportunidade, eu tento ler um ou outro. Adoro Jane Austen, é uma das minhas autoras favoritas e sempre tento fazer com que outros também leiam a autora ou algum outro autor clássico.

    Beijos,
    Dani - www.paixaoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É algo que tem que rolar com vontade mesmo, senão não dá certo. Eu AMO Jane Austen, uma das minhas autoras favoritas da vida, tô sempre tentando convencer algum amigo meu a ler kkkkk

      Beijos,
      Lor.

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥