Não quero ler?

Hora da Leitura 2 Comments

Eu vim hoje aqui para desabafar com vocês um grande segredo: Eu não consigo ler!




Não estou zoando com vocês, as coisas estão sendo difíceis ultimamente e estou na minha maior pausa literária de todos os tempos. E certo, vocês poderiam falar: “Ah, mas não tem algo acontecendo em sua vida? Faculdade? Namorado? Emprego?” e bom, no começo talvez fosse por causa do meu TCC – que foram 2, tendo duração de 1 ano – e talvez depois eu poderia falar que apenas estava cansada e todas aquelas desculpas que nós, leitores, damos quando não estamos afim de ler. Mas quer saber a verdade?

Eu não estou achando o livro certo.

Ok. Não tem livro certo e não é porque todos os livros que tentei ler durante esse período foram ruins, eu tenho certeza que dado a situação certa eles teriam sido muito bons, a verdade é que não estou encontrando o livro adequado para essa hora.

O que exatamente é adequado, vocês me perguntam? Bom, eu também gostaria de saber. Mas foi quando eu estava vendo um vídeo de Jesse The Reader que a luz veio a tona e percebi finalmente: Eu também sou uma leitora de humor.

O que exatamente é leitora de humor? Sabe quando você está super empolgada para ler um livro, você compra o livro, o livro chega, você começa a ler.... E na metade percebe que não está sentindo o livro e que precisa de outro?

Exatamente.

Não vamos culpar o livro e falar que: “Porque todo mundo gosta tanto desse livro? Que chato”, quando na verdade a culpa meio que é da gente. 
Essa sensação é mega chato, você quer mais do que tudo ler, mas nada lhe agrada e logo você está se forçando a ler qualquer um só para acabar algo. Quer um conselho?



Não se force.
Se você se forçar a ler um livro só porque acha que acabando ele vai ficar mais fácil, está errado, o que vai acontecer é que vai demorar ainda mais para pegar um outro livro porque esse tomou tanta energia.


Largue os livros.
Se você não está sentindo um livro como queria, largue e leia outro. E assim por diante até achar um que consiga acabar. Todos aqueles livros vão ter a chance de serem lidos uma vez que retomar o seu ritmo.

                                    


Tome seu tempo.
Seja qual for o problema, se você não está afim por várias razões, apenas tome seu tempo. Vai poder ler quantos livros quiser depois, um dia a vontade simplesmente vai aparecer e vai ser como era antes.

                 


Leia Fanfics.
Para algumas pessoas, pode ser de grande ajuda, porque ao ler fanfic você não sente aquele comprometimento tão grande como ler um livro, além de ser muito fácil achar um que combine com seu humor e quando perceber acabou uma fanfic e está querendo mais e mais e logo tudo volta ao normal. 

      

Vai voltar ao normal.
Não se preocupem, não está só. Todo mundo passa por essa fase onde simplesmente não consegue ler e por mais que pareça que vai durar uma eternidade, algumas vezes você apenas precisa viver o que está acontecendo e quando achar que está na hora e a vontade bater lá vai estar seu bom e velho amigo: O livro.

                   

Bom gente, por hoje é só, espero que possa ajudar àqueles que estão passando pelo mesmo.









2 comentários:

  1. Oi Vi
    Estou numa fase ruim com leituras. Estou lendo livros incríveis, mas não surge a vontade de abrir eles pra ler, sabe? Eu tento ler um pouco por dia, mas chego a ficar semanas sem nem olhar pro livro. É só preguiça literária. É ocupação, é falta de tempo e todas as outras desculpas esfarrapadas do mundo. Simplesmente não tá rolando.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente, mas não se preocupe, vai chegar a hora que você vai conseguir encontrar o seu ritmo de novo e o livro certo para lhe ajudar ;*

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥