5 Dicas para criar seu Clube do Livro

Hora da Leitura 0 Comments


Olá pessoal! Como vocês estão?
A gente sempre comenta aqui no blog sobre nossas leituras, fazemos resenhas e estamos sempre envolvidas em todas essas questões literárias apesar de estarmos passando pela maior ressaca literária das nossas vidas, e como eu e a Vi conseguimos ler vários livros juntas, seria bem legal contar pra vocês como montar um Clube do Livro com os seus amigos, baseado nas experiências que tivemos juntas.
Vamos lá.


Dica 1

O primeiro passo é escolher o livro que vocês vão ler, o bom de ser um clube é que todos podem dar pitacos e a escolha pode ser através de votação, sorteio ou até mesmo a cada rodízio de livros uma pessoa ficar responsável para escolher o livro da vez.

Dica 2


Parece meio óbvio, mas escolher as pessoas que farão parte do grupo também é super importante, diversidade literária é ótimo, mas quando as personalidades não combinam, não há livro que junte, não é mesmo? Então minha dica é: escolha amigos que possuam personalidades parecidas com a sua, ninguém quer compartilhar algo tão prazeroso como a leitura com pessoas extremamente chatas.

Dica 3



Tenha muito cuidado na hora de montar os prazos, nem todo mundo lê na mesma velocidade que você, então às vezes estender o  prazo pode ser mais  proveitoso para todo mundo. Organize por quantidade de páginas (10 por dia, 100 por semana, etc.) ou então por capítulos (5 capítulos por dia, por exemplo) de acordo com o que for melhor para o grupo. Lembre-se sempre de colocar essas questões em pauta para que todos possam ajudar na escolha e fornecer outras ideias também.

Dica 4



Monte um grupo no Facebook ou no Whatsapp para que vocês possam comentar sobre o livro ou selecione a quantidade de encontros pessoalmente que vocês terão - por semana ou por mês -, de acordo com o prazo do livro. Eu e a Vi moramos a quilômetros de distância, então as redes sociais são a nossa maior aliada quando lemos em conjunto. A ideia é aproximar as pessoas, então esteja em contato com o grupo sempre. Façam gincanas, listas dos melhores personagens, tudo isso ajuda para que vocês compartilhem melhor a leitura.

Dica 5



E por último, mas não menos importante, esteja sempre aberto à coisas novas, um Clube do Livro serve para sair da sua zona de conforto, então nada de fazer cara feia se a escolha da maioria for um livro com o qual você não se identifica, sempre dê uma oportunidade, os livros costumam nos surpreender sempre! 

Então gente, essas foram as nossas dicas, mas tem muito mais coisas que podemos pensar para poder montar um Clube do Livro interessante pra todo mundo, caso vocês queiram mais dicas, contem pra gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais que a gente volta com esse tema mais vezes.
Ah, e se você tem um Clube do Livro com seus amigos, contem pra gente como vocês se organizam e compartilhem as experiências!
Até o próximo post!

0 comentários:

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥